quarta-feira, 16 de março de 2011

Acupuntura


Acho que nunca comentei isso no blog, mas também sou acupunturista e utilizo esta técnica tanto em pacientes que estejam em tratamento psicológico, como em casos onde o físico esteja sendo mais afetado.
Há duas semanas recebi um e-mail de uma jornalista querendo fazer algumas perguntas sobre a acupuntura que acredito, possam ser as dúvidas de muitos, por isso estou reproduzindo aqui a entrevista.
Gde abç a todos.

1.      Qual seu nome, formação e dados para contato?
Meu nome é Tiago Cesário.
Sou psicólogo formado pela Universidade Mackenzie e acupunturista pelo Centro de Estudos Shen Long do professor Celso Yamamoto
Meus telefones são: 3462-3309/ 9876-0432
blog: Humano, Nada Mais Que Humano

2.      O que é a acupuntura?
A Acupuntura é um dos métodos utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa(MTC) para o tratamento e prevenção de males que possam afetar a pessoa, tanto física quanto psiquicamente.
Para tanto são utilizadas agulhas, sementes, cristais ou lasers, em pontos determinados do corpo.

3.      Qual a sua importância?
A acupuntura primeiro tem tanta importância como qualquer outra técnica médica, Oriental ou Ocidental, o de trazer melhor saúde e qualidade de vida.
É um método já utilizado há aproximadamente 5.000 anos, com eficácia comprovada.
Um dos principais diferenciais da acupuntura em relação à medicação alopática, é que não existem contraindicações, qualquer pessoa pode fazer, inclusive, crianças, idosos e gestantes.
Podendo inclusive ser utilizada para aliviar efeitos colaterais de determinados tratamentos medicamentosos.

4.      Como funciona no organismo do ser humano?
Para responder essa pergunta temos duas formas.
Uma é a da medicina Ocidental, onde é correto dizer que a agulha atinge pontos onde há uma determinada terminação nervosa que é corresponde em nosso cérebro a um determinado órgão. O estímulo da agulha faz com que o cérebro responda, regularizando seu funcionamento. Além de atuar no próprio local onde o corpo foi “lesionado”.
Na compreensão da Medicina Tradicional Chinesa(MTC), entendemos como uma regularização do fluxo energético da pessoa. Nós, assim como tudo no Universo, somos todos formados pela energia Yin – Yang. Esta energia está sempre em movimento e em constante mudança, de uma para outra. Quando algo ocorre que “bloqueie” o fluxo natural destas energias, ou que dificulte sua transformação, abalando o equilíbrio de forças, acontece o adoecimento.

5.      Quais são os tipos/técnicas de acupuntura?
Existem dois tipos principais um é a Sistêmica, geralmente feita com agulhas, onde a aplicação ocorre em pontos espalhados por todo o corpo. A pessoa permanece durante um período (aprox. de 15 a 20 min.) com as agulhas que podem ou não ser estimuladas e depois são retiradas.
A segunda é a Auricular, feita na orelha, que pode utilizar agulhas, sementes e cristais. Os pontos na orelha são estimulados e depois é colocado o cristal, por exemplo, que irá permanecer por uma semana, sendo estimulado pela própria pessoa algumas vezes ao dia.

6.      Quais tratamentos podem ser feitos? O paciente atinge o resultado esperado?
Para a acupuntura e de forma geral para a MTC, não existe uma separação entre corpo e mente, somos um ser único e integrado.
Portanto é possível tratar praticamente todos os males. É claro que a acupuntura sozinha por vezes não irá “curar” a pessoa, mas pode servir como um apoio para tratamentos fisioterápicos, psicológicos, e dos mais variados tratamentos médicos.
O resultado esperado geralmente é alcançado com dez sessões. Porém na maioria das vezes as pessoas sentem a melhora já nas primeiras aplicações. Mas eu lembro, que a acupuntura, assim como todos os tratamentos, dependendo do caso precisa estar associada a outros métodos.

7.      Tem algo que gostaria de acrescentar?
Gostaria apenas de acrescentar que por experiência própria, posso afirmar que a acupuntura é um método fantástico, praticamente indolor, diferente do que a maioria das pessoas pensa, e muito eficaz.
Não paro de me surpreender com os relatos de pessoas que me procuram.



Um comentário:

  1. adorei , estava precisando muito de tudo isso, pois faço o tratamento ,e resolvii fazer um trabalho de escola sobre a acupuntura....

    ResponderExcluir